Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas

Foto: Prédio da Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas antigamente. Fonte: Google Imagens.

O prédio que abrigava a Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas, localizado na Praça Dr. Alcides Marques, 89, compõe o conjunto de edificações históricas que rodeiam a praça. Sua construção teve início em 1815.

Seus primeiros proprietários foram uruguaios, da cidade de Maldonado, sendo que três gerações dessa família viveram no prédio, até 1900. Posteriormente, em 1903 o prédio foi vendido para Rafael Goris, primeiro reitor do Ginásio dos Padres Presmonstratenses “Espírito Santo”. Porém, estes já eram locatários do local desde 1901.

Em 1914, com a ida do Ginásio para Jaú, em São Paulo, os padres transferiram o prédio para as Irmãs Franciscanas. Em 1920, o prédio é transferido para o estado, onde abrigou o “Colégio Elementar” por vários anos. Ainda não possuímos um ano preciso, mas o prédio abrigou o Fórum de Jaguarão até o ano de 1994.

Em julho de 1995, o prefeito municipal Fernando Barreiros e o secretário estadual de administração de recursos humanos, José Mário Carvalho da Silva, representando o então governador Fernando Britto, assina o termo de cessão de uso do prédio ao município, para instalação da Casa de Cultura de Jaguarão.

A Casa de Cultura foi inaugurada dia 23 de novembro de 1995, durante as comemorações do aniversário de

Jaguarão. Sua primeira diretora foi Marilu Duarte. Em 1997, Carmem Lúcia Corrêa Passos assume a diretoria, realizando melhorias principalmente na parte inferior do prédio, onde eram ministrados grande parte dos cursos profissionalizantes que o prédio disponibilizava a comunidade. Dentre esses cursos estavam: manicure, cabeleireiro, corte e costura, pintura, violão, entre outros.

Foto: Prédio da Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas. Autor: Visite Jaguarão.

A Casa de Cultura passou a chamar-se “Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas”, em homenagem ao grande estilista jaguarense Pompílio Neves de Freitas.

Atualmente o prédio encontra-se interditado, e a Casa de Cultura funciona na rua XV de Novembro, 701.

 

Referências bibliográficas e maiores informações: Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas; Biblioteca Pública Municipal; http://www.guascatur.com/2015/06/casa-da-cultura-de-jaguarao.html