Igreja Imaculada Conceição

Foto: Igreja Imaculada Conceição. – Visite Jaguarão

A igreja Imaculada Conceição foi construída por Minervina Carolina Corrêa, no período de 1909 a 1912. Na época, Minervina foi até Roma pedir autorização ao Papa para construir a segunda igreja de Jaguarão.

O templo possui 45 metros de altura (do solo até o topo), sendo considerado o prédio mais alto de Jaguarão até o momento. Em seu interior pode-se observar os altares e o parlatório esculpidos em mármore de Carrara branca, o que torna o templo ainda mais lindo devido a riqueza de seus detalhes.

Através da história que é contada de geração a geração, Minervina resolveu construir sua igreja após ser devolvida a família por seu marido, que alegava que ela não era mais pura. Alguns dizem que o templo foi fruto de uma promessa, outros que foi uma forma de Minervina poder frequentar a igreja, já que havia sido proibida a frequentar a igreja por ser considerada uma “pecadora”. Assim, Minervina construiu sua casa ao lado da igreja, fazendo dela seu “altar particular”, já que a mesma só era aberta a comunidade no dia de seu aniversário e no dia de Imaculada Conceição.

Foto: Imagem sobre a entrada da Casa Paroquial.

Outro fato que é muito comentado, é que a Virgem Maria do altar central possui as medidas reais de Minervina.

A igreja foi doada ao bispado por Minervina em 1953.

Histórias a parte, o fato de Minervina ter ido ao Vaticano fazer o pedido de construção de sua igreja, e além disso, ter custeado toda construção desse belo templo, cheio de detalhes e requintes, mostra o poder e a influência que Minervina possuía. Certamente foi uma mulher de muita determinação e coragem, deixando uma das igrejas mais bonitas do Rio Grande do Sul e indiscutivelmente uma história ímpar e peculiar.

 

Fonte: http://especiais.zh.clicrbs.com.br/especiais/zh-singular/jaguarao/ – http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3058525