Odilo Marques Gonçalves

Foto: Odilo Marques Gonçalves. Fonte: Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão.

Odilo Marques Gonçalves nasceu dia 10 de agosto de 1907 em Jaguarão. Filho do Coronel Gabriel Gonçalves da Silva Filho e de Dona Cecília Marques Gonçalves. Iniciou seus estudos fundamentais no colégio dirigido pelos Padres Presmonstratenses “Espírito Santo”. Concluiu o curso ginasial em Pelotas, na “Escola São Luiz Gonzaga”, atual “Colégio Gonzaga”.

No ano de 1938 iniciou suas atividades rurais tanto na pecuária quanto na agricultura. Essas atividades foram executadas durante toda sua vida. Participou no ano 1941 da fundação do Rotary Club de Jaguarão. Neste ano também ligou-se as atividades esportivas do “Esporte Club Jaguarão”.

Cabe salientar que ao longo de sua vida participou de várias atividades ligadas a associações e entidades vinculadas a sociedade jaguarense. Dentre elas, está a Sociedade Imobiliária e Comercial de Jaguarão LTDA. (SOJAL), onde quando foi líder viabilizou a construção e o funcionamento do “Cine Regente”. Outro feito desse ilustre jaguarense foi a frente da Sociedade de Hotelaria de Jaguarão, erguendo o “Hotel Sinuelo” no local do antigo “Hotel Susini”.

Quando presidente da Associação Beneficiente Coronel Augusto Cezar de Leivas, no ano de 1959, prosseguiu as obras para a finalização do prédio do “Lar de Meninas Felisbina Leivas”, prédio esse que atualmente funciona o Colégio Nelson Wotmann.

Foi o décimo prefeito do município no ano de 1959, tendo como seu vice o doutor Hermes Pintos Affonso. Durante sua gestão construiu várias escolas rurais.

Faleceu no dia 14 de abril de 1966, após lutar durante muito tempo contra a leucemia. Recebeu como homenagem a denominação de uma importante rua no centro da cidade, devido a suas grandes benfeitorias para nosso município.

 

Referências Bibliográficas: Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão – Cadernos Jaguarenses. Volume: 3;  Autor: Vagner Pacheco dos Santos. (O livro Cadernos Jaguarenses Volume 3 pode ser adquirido no Instituto Histórico e Geográfico – R. Mal. Deodoro, 874 – Telefone: (53) 3261-9063)