Prefeitura promove “Limpeza Solidária” ao Rio Jaguarão

Na manhã da última terça-feira (27/06), a Prefeitura Municipal em parceria com o 12º RCMEC realizou um mutirão para a limpeza solidária da orça do Rio Jaguarão. A ação foi alusiva a Semana do Meio Ambiente (1 a 5 de junho), e contou com a participação de alunos das escolas do município.

“Nessa comemoração do meio ambiente a gente mostra que a natureza não é só verde, é também o cuidado com as águas e orlas. Nós resolvemos refletir sobre a balneabilidade dos nossos corpos hídricos, a qualidade do nosso rio e o que queremos para o futuro, de forma que a gente atingisse as várias faixas etárias.”  – Salientou o prefeito do município.

De acordo com a prefeitura, o lixo recolhido foi encaminhado para o galpão de reciclagem para ser separado para reciclagem ou transbordo.

Fonte: Prefeitura de Jaguarão


A ação alusiva ao meio ambiente é muito positiva, pois leva educação ambiental aos alunos da rede de ensino do município, além de deixar mais limpo um local que é muito frequentado pela comunidade para lazer.

Mais ações como essa deveriam ser realizadas pela prefeitura não só em datas comemorativas, mas rotineiramente, pois a orla de nosso rio merece ser preservada e mantida limpa não só pelo bem estar da comunidade, mas para a preservação de um recurso hídrico tão importante como o Rio Jaguarão, já que o lixo em grande quantidade pode causar o assoreamento dos corpos hídricos, dentre outros problemas.

Outras medidas de preservação ambiental poderiam ser fomentadas pela prefeitura, instigando a comunidade e adquirir educação ambiental, como por exemplo, a implementação de lixeiras em pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas. Atitude simples e que poderá surtir ótimos efeitos.

Aproveitando o momento e as palavras de nosso prefeito, que citou a balneabilidade do nosso rio, estamos aguardando as obras da Estação de Tratamento de Esgoto, que segundo o Jornal Tradição a CORSAN anunciou que iniciariam em 2017. Vamos aguardar!