Jaguarão tem dois hinos???

Durante uma pesquisa na internet me deparo com um vídeo no site Youtube, com o título “Hino de Jaguarão”. Esperava ouvir a música “Canto Jaguarense” de  Eduardo Álvares de Souza Soares e Régis Bardini, porém ouço a seguinte canção:

“Cidade heroica

Tão linda e gentil

Tu és mesmo um sonho de fada,

És joia encantada

Do Sul do meu Brasil

 

Colinas verdes, rios serenos,

Campos floridos e um céu sempre azul,

Sobre ti o bom Deus abençoando,

Deixou sempre apontando

O Cruzeiro do Sul.”

 

Essa música foi composta por Carmem R. Costa, onde a própria toca o acordeom. Já as vozes são das irmãs Carmem, Cleide e Célia. Clicando aqui você poderá ouvi-la.

Continuei procurando maiores informações sobre tal música, que até então me era desconhecida, talvez pela pouca idade ou até mesmo por nunca ter ouvido algum familiar cantá-la.

Pesquisando no livro “Jaguarão: Ontem e Hoje” de Noeli Cechim, podemos ver a letra dessa música com o título de “Cidade Heroica”. Como o livro trata de informações históricas de nossa cidade, comecei a acreditar que a música realmente era o hino de nosso município, e que talvez o “Canto Jaguarense” que tanto cantei e que até então para mim era o nosso hino, talvez não fosse.

Já buscando na legislação municipal, encontro a seguinte lei:

A lei N° 3.667, de 18 de outubro de 1999, instituiu, em caráter permanente, a música “Canto Jaguarense” como Hino Oficial do município de Jaguarão.

Há poucos dias antes de realizar essa publicação e ainda instigada com tal assunto, procurei maiores informações sobre o tema na internet, o que achei que seria difícil encontrar, já que assuntos de longa data nem sempre estão “online”.

Buscando informações no blog Confraria dos Poetas de Jaguarão, que é um site onde costumo me inteirar sobre assuntos do nosso município (devido a seriedade e as maravilhosas matérias publicadas), foi possível encontrar esse vídeo (que você pode ver clicando aqui), onde em sua descrição, Jorge Luiz Passos conta um pouco mais sobre a história dessa canção e nos possibilita uma viagem ao tempo, executando um disco de vinil do acervo da Rádio Cultura .

Ou seja, a música “Cidade Heroica”, foi considerada o hino de nosso município por muitos anos, não sei afirmar se legalmente, mas certamente pela comunidade, sendo executada em colégios, bailes, entre outros. Posteriormente, em 1999 o “Canto Jaguarense” tornou-se oficialmente o hino de Jaguarão.

Esses fatos não merecem ser esquecidos e perdidos no tempo, é importante passarmos conhecimento sobre nossa história para as futuras gerações, pois os fatos e histórias de nossa cidade são muitos e devem ser guardados e lembrados com carinho.

 

 


Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=Kg2VXUY0QvY

 http://www.jaguarao.rs.gov.br/?page_id=1172

http://confrariadospoetasdejaguarao.blogspot.com.br/