História: Túneis em Jaguarão

Foto: Arco do túnel fechado e inacessível. Fonte: Diário Popular

Existe uma história que indica a existência de túneis em Jaguarão, mais precisamente embaixo da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Quando o projeto de restauração da igreja foi encaminhado ao Iphan, essa história voltou à tona em reportagem do Diário Popular.

O túnel pode ser acessado através dos fundos da igreja, pela Casa Paroquial. O jaguarense Claudino Neves Corrêa foi quem fez esse resgate da memória do templo, que possui diversas histórias mas não está documentado em nenhum local. Segundo a história, esse túnel faz a ligação da Igreja à antiga “Casa da Freguesia” ou “Casa da Oficialidade”, que era o local onde os comandantes de guarda moravam. Além disso, tem ligação com a “Casa Maçônica”.

Cogita-se a hipótese do túnel ter sido construído simultaneamente com a construção da Igreja e da Casa Maçônica, sendo que a Igreja teve sua construção iniciada em 1847, e segundo a fachada da Casa Maçônica, sua construção foi em 1854.

Foto: Casa Maçônica. Fonte: Visite Jaguarão

Ainda segundo a reportagem, a Arquiteta responsável pelo projeto de restauração da Igreja, informou que durante a restauração, seria feito um estudo arqueológico para buscar maiores informações sobre o túnel.

Agora só nos resta aguardar esse estudo e fica a pergunta: Para qual finalidade esse túnel foi construído, e até onde ele vai?

 

 

 

Foto: Mapa com o possível trajeto do túnel. – Fonte: Diário Popular

Fonte: Diário Popular