Desafio da Baleia Azul chega a Pelotas

O jogo “Baleia Azul” vem assustando pais e adolescentes nas últimas semanas. Trata-se de um jogo onde o convite é feito através das redes sociais e os participantes possuem um curador, que comanda o desafio. Ele é responsável por designar 50 missões que deverão ser cumpridas. As missões, que geralmente são indicadas na madrugada, podem ser mutilações, subir em locais altos, assistir filmes de terror, ouvir músicas psicodélicas e suicidar-se.

O game “Blue While” surgiu no final de 2015 e início de 2016 na Rússia em um grupo de rede social chamado F57. O jogo é associado a pelo menos 130 suicídios de adolescentes no país.

Foto: Pais estão em alerta com o jogo. Fonte: https://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=MTIzMzY0&id_area=Mg==

Em 2017 o jogo está chegando ao Brasil. Alguns casos já estão sendo investigados, como por exemplo, o de uma menina que morreu afogada em uma represa no Mato Grosso, o de um menino de 19 anos que foi encontrado morto em Minas Gerais  e o de outra menina de 15 anos que está desaparecida na Bahia. Além disso, também vem sendo investigadas sete tentativas de suicídio no Paraná.

E parece que o jogo está mais perto do que imaginamos. Segundo o site “Diário Popular”, já existem convites em Pelotas para participar do desafio, e até quem sabe participantes.

Na madrugada dessa última quarta-feira, a Delegacia de Pronto Atendimento registrou a primeira ocorrência que pode estar relacionada ao jogo e já esta sendo investigada. Uma mãe encontrou sua filha de 12 anos às 4 horas e 20 minutos no banheiro fazendo corte em seus braços. Segundo seu depoimento, ela foi motivada através de uma reportagem de televisão que explicava as etapas do jogo.

Outra mãe também relatou ao “Diário Popular” que sua filha, que também tem 12 anos, recebeu o convite para o jogo através de um grupo de sua escola no WhatsApp. A mensagem foi descoberta pois a mãe que já tem costume de acompanhar as redes sociais de sua filha, conversou com ela e ficou sabendo do ocorrido. Com isso, ela conseguiu alertar outros pais sobre o desafio.

_____________________

Em tempos que a internet e as redes sociais vem sendo usadas exacerbadamente, problemas como depressão tornam-se mais presentes nos indivíduos. Isso se dá pelo fato que muitas vezes acabamos esquecendo daquela conversa tradicional para saber como foi o dia de nossos familiares, daquele encontro para saber como estão nossos amigos. Atualmente, preferimos mandar uma mensagem virtual e bater papo pela internet, devido a praticidade e comodidade que nos proporciona.

Porém essa nova prática e estilo de vida pode estar causando sintomas de solidão e depressão. Acredito que é da natureza humana o contato com o outro, seja para conversar ou para receber um abraço e consolo em um momento difícil.

Pelo que pode ser visto através do jogo “Baleia Azul”, muitas crianças e adolescentes podem estar se sentindo sozinhos, seja por falta de amizades ou até mesmo de seus familiares. Então acabam procurando grupos na internet para sanar essa falta, e muitas vezes pode ser nesses grupos que são convidados para tal desafio.

Alertar os pais e até mesmo os jovens sobre o que é esse jogo e o que pode causar é extremamente necessário e importante. Também é importante que haja maior contato e participação dos pais na vida dos adolescentes, já que essa fase envolve muitas mudanças, o que acaba sendo muito difícil para algumas pessoas.

Fica o recado: dê atenção ao seu filho! Ele pode não estar participando do desafio, mas pode estar passando por vários questionamentos e problemas que poderiam levá-lo a participar. Não deixe chegar nesse ponto!

___________________

Atenção aos sinais
Ao decorrer do jogo as tarefas vão se tornando mais perigosas. Elas podem variar desde assistir a filmes de terror em horários específicos e ouvir músicas indicadas pelos curadores, ir à beirada do prédio mais alto que o participante conheça, e até diferentes formas de automutilação.

Algumas atitudes marcantes podem estar relacionadas com o jogo
1 – Mutilações na palma da mão
2 – Assistir a filmes de terror/psicodélicos com frequência
3 – Mutilações nos braços – cortes grandes, desenhos de baleia
4 – Desenhos de baleia
5 – Postagens em redes sociais com os dizeres “#i_am_whale” (“eu sou uma baleia”) e #F57
6 – Sair de casa em horários estranhos, principalmente na madrugada, próximo às 4h20min
7 – Cortes nos lábios
8 – Desejo de subir em locais altos
9 – Agressividade
10 – Evitar conversar durante muitas horas
11 – Isolamento
12 – Baixa no desempenho escolar

 

Referências: https://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=MTIzMzY0&id_area=Mg==

http://oglobo.globo.com/sociedade/o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-jogo-da-baleia-azul-21236180