Aposentado retorna a estudar aos 77 anos para superar luto

O corretor de imóveis aposentado Eurides Rodrigues Filho, de 77 anos, decidiu mudar sua rotina de luto desde a perda de sua esposa, com quem foi casado durante 54 anos. Segundo a Zero Hora, o aposentado estava em luto e deprimido, recolhido na casa de uma filha em nossa cidade heroica.

O aposentado percebeu a necessidade de se renovar e decidiu retomar os estudos após 40 anos sem frequentar a escola, tornando-se assim exemplo entre os colegas mais jovens.

– “Vi que precisava fazer alguma coisa quando ganhei um espaço cativo no sofá em frente à TV da sala. Estava virando um inútil”, confessa o aposentado.

Sem frequentar a escola desde 1978, quando concluiu o ensino médio, Eurides surpreendeu a família ao revelar sua intenção em retomar os estudos. Ele acreditava que ocupando sua mente com as aulas, amenizaria a dor da perda da companheira.

Eurides iniciou em março deste ano, o técnico em Agropecuária ofertado pela Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), em Rio Branco. O não conhecimento do idioma de nossos ‘hermanos’ não foi um empecilho para o objetivo de Eurides.

Ele não se importou em ser o mais velho da escola, e conta que chegou confiante no primeiro dia de aula, mesmo enfrentando desconfiança dos outros coletas e de um professor. Quando Eurides faz um questionamento, toda turma silencia em respeito a ele.

A história do Sr. Eurides é um belo exemplo de que não existe limites quando temos um objetivo. É uma bela história para motivar muitos jaguarenses que querem retomar seus estudos e tem receito devido a idade. Essa história nos mostra que há força de vontade e foco, podemos conquistar o que um dia foi um sonho tão almejado. E mais agora, que nossa comunidade possui a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), além de diversos polos de faculdade a distância.

 

Fonte: Zero Hora – Adaptado pelo autor